top of page

Família: Como ela é?


Acreditamos que Deus em sua infinita sabedoria entende o que está acontecendo com a humanidade. Observando a história do povo de Deus nos deparamos com vários momentos da escritura que chegam a ser conflitantes com o modelo de famíla definido pelos homens.

Todo ano, no mês de agosto, nos reservamos a pensar um pouco nas vocações e entre elas se encaixa o dia dos pais, que sempre foi entendido como um ser masculino e seu dom para constituir uma família nos moldes europeu em particular o princípio do direito francês, na qual a Constituição Brasileira tem seu foro de consulta.

Este ano, o evento que já faz parte do calendário das paróquias brasileiras tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, a mesma temática do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, também em agosto.

Na atualidade em que vivemos nos deparamos com uma pluralidade vasta de famílias, o modelo patriarcal deixa de ser único e caminhos se abrem para que certas diversidades possam ser exploradas como: famílias formadas com pai solteiro, mãe solteira, família com casais homossexuais entre outros que divergem do modelo de triangulação (pai, mãe e filho) que é comumente esperado pelos pais que se repita.

Diante de tantos modelos de família precisamos entender e ver o lado bom de cada uma delas, pois por mais que se busque uma resposta, não iremos encontra-la a não vivendo os momentos de cada uma delas. Dessa forma retornamos a início de nosso texto e concluímos que não nos cabe julgar os modelos de família.

Mas um fato é certo e não muda, a bondade, a perseverança, o amor, a paciência, o ensinamento deve existir em qualquer que seja uma família. Como exemplo da Sagrada Família de Nazaré onde José assume o papel de pai de Jesus, mesmo sabendo que Maria aceitou fazer parte do projeto de Salvação, Maria sempre guardou em seu coração toda a revelação que lhe foi feita até a Morte de Cruz de Jesus.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page