Comunidades

Matriz Nossa Senhora da Candelária

Dia da Padroeiro 02 de fevereiro

A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária já completou 180 anos, e falar da comunidade da Candelária hoje é falar de sua nova estrutura depois da década de  80, mas além disto, temos que lembrar da maior parte da história da Matriz que remonta ao ano de 1830, ano de fundação da Paróquia. De lá para cá, o evangelho de Jesus Cristo vem sendo anunciado, e nossa Igreja vem acompanhando as mudanças ocorridas em nossa cidade e na própria Igreja, tendo essa comunidade, sido a primeira e grande comunidade, berço do crescimento da evangelização em nossa Paróquia.

Endereço: Rua Vicente Rizzo, 694 - Centro - Indaiatuba

Santo Antonio de Pádua

Dia do Padroeiro: 13 de Junho

Padre Vicente Rizzo foi quem comprou o terreno para construção da igreja de Santo Antonio. Existe um documento datado de 13 de agosto de 1940 que comprova a aquisição do mesmo. Padre Antônio Janoni (1945 -1956) tomou posse na paróquia Candelária e foi em seu paroquiato que se construiu a igreja de Santo Antônio. Inicialmente o projeto da Igreja tinha o dobro do tamanho do que é hoje e chegou a ser feito o alicerce para a construção do que se chegou a chamar “Basílica de Santo Antônio”, que seria uma obra social, devido ao carisma assistencial de Santo Antônio.

Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 1283 - Centro - Indaiatuba

São Benedito

Dia do Padroeiro: 05 de Outubro

A igreja de São Benedito tem cerca de 80 anos, é a segunda igreja de Indaiatuba. A primeira foi a Candelária e depois então, se construiu a São Benedito. Antes de ser construída a Igreja, havia no local uma capela chamada de “Capela de Santa Cruz”, que foi demolida por volta do ano de 1932, no paroquiato do Padre Luiz Soriano. Existia ali, uma irmandade, que contava com a participação de algumas pessoas da região (Irmandade de São Benedito). Na época, eram as irmandades que assumiam os cuidados com as capelas. Conseguimos localizar uma foto que registra a irmandade comemorando os 100 anos da mesma, no ano de 1952.

Endereço: Rua Padre Bento Pacheco, 1343 - Centro - Indaiatuba

São Dimas

Dia do Padroeiro: segundo domingo após a Páscoa

As pessoas que iniciaram os trabalhos da comunidade, foram os Senhores Antônio Gameiro e Ricardo Pech. Estes senhores tinham propriedades na localidade onde hoje se situa a comunidade, e viram a crescente movimentação das igrejas evangélicas e pentecostais na região, não havendo a presença da Igreja Católica.

Com isso levaram o assunto ao Padre Piazza que solicitou que se fizesse um levantamento da população do local, identificando a presença dos católicos na região. Após esse levantamento, Padre Piazza concordou que se fizesse um trabalho de formação de uma comunidade. Não havia um local determinado para a instalação da igreja ou do centro comunitário e as celebrações eram feitas na chácara do Senhor Antônio Gameiro e do Senhor Richardo Pech. Quem participava das celebrações eram os moradores do local juntamente com os trabalhadores da fazenda Boldrini, conhecida como Cerâmica Boldrini.

Sagrada Família

Dia do Padroeiro: último Domingo de dezembro

Na região dos Bairros Monte Verde e Regina em que se encontra a comunidade houve a iniciativa para a criação de uma associação de amigos de bairro.

Em Junho de 1999 as famílias começaram a convidar os moradores para reza do terço, foi feito também um convite às pessoas da Comunidade de São Francisco para rezar o terço. Essa reza iniciou-se nas casas de alguns moradores do bairro Jardim Regina. Formou-se então um grupo de vivência chamado “Santa Rita De Cássia”. Logo depois, começaram as celebrações da palavra (uma vez por mês) nas casas dos moradores. Em seguida a cada 3 meses, rezava-se a missa com o Padre Jerônimo. Em meados de 2001 juntaram-se os grupos de vivência do Lauro Bueno chamado “Sagrada Família” com o Grupo “São José”, do Jardim Regina, conseguiram então um espaço, junto a escola Meta, para que pudessem usar suas dependências na realização das celebrações. Em 2002, Juntou-se também a essa iniciativa, o movimento Mãe Rainha, do Jardim Monte Verde.

Endereço: Avenida Domingo Ferrarezi, 851 - Jardim Monte Verde - Indaiatuba

Please reload

Nossa Senhora da Candelária Indaiatuba

Telefone: 19 3875-2108

ns-candelaria@uol.com.br

Rua Padre Vicente Rizzo, 694 - Centro

Indaiatuba, SP, Brasil CEP: 13000-000

Fale Conosco