Pastoral do Batismo

A equipe de preparação para o Sacramento do Batismo é formada por cristãos católicos leigos e leigas, em apoio aos trabalhos da Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para essa celebração sacramental, visando participar dela de forma consciente e frutuosa, assim como renovar seus compromissos batismais.

“Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28, 19)

Inscrições
As inscrições ocorrem de terça a sexta feira das 08h00 às 16h30.

Para inscrição, é necessário trazer os seguintes documentos:
 
•    Cópia da certidão de nascimento da criança;
•    RG dos responsáveis;
•    Comprovante de endereço;
•    Nome completo, telefone dos padrinhos de Batismo;
•    Nome completo do Padrinho ou Madrinha de Consagração.

 
Observações
•    As crianças em processo de adoção só receberão o sacramento após efetivação do processo judicial;
•    As crianças com a guarda de outros responsáveis, que não sejam os pais naturais, devem apresentar o documento de guarda expedido pelo juiz;
•    Os padrinhos devem ser católicos batizados (apresentar nome da Paróquia que ocorreu batismo), em comunhão com a fé católica, ter mais de 16 anos e, se forem casados, sejam no civil e religioso (apresentar certidão de casamento da igreja).

Devido ao período de pandemia que estamos enfrentando os batismos serão realizados na Matriz, e pedimos aos pais compreensão quanto ao número de convidados.

O objetivo da preparação para o Batismo é o de apresentar aos pais e padrinhos a importância do sacramento e suas responsabilidades dele decorrentes. Após o término da preparação, os pais deverão comparecer a secretaria da igreja Matriz a fim de marcar a data do batizado.
 
A taxa de Batismo é de R$50,00 (cinquenta Reais).
Validade da preparação do Batismo: 02 anos

Condições para o Batismo
Existem três formas para a recepção do Sacramento do Batismo:
 
1ª.  Batismo de crianças até 7 anos:
Na Pastoral do Batismo são acolhidos diretamente os pais e padrinhos, pois as crianças são batizadas pela fé dos pais. Os pais serão motivados a viverem seu próprio batismo e para a responsabilidade na educação religiosa dos seus filhos.

Dessa forma, a Pastoral organiza encontros de preparação previamente agendados, após as quais emite o comprovante dessa preparação.


Os casos especiais de mães solteiras, pais separados e/ou divorciados são acolhidos com caridade pastoral e encaminhados pela secretária ao Pároco, que após conversar com a mãe ou com o pai, decide, conforme os critérios pastorais e as orientações da Igreja, sobre qual forma será feito o batismo da criança.
 
2ª. Batismo de crianças de 8 a 15 anos:
Nessa idade a criança já tem condição de ser orientada pessoalmente, por isso, o caminho a ser seguido é a Catequese de Crianças. Esta acompanhará as etapas próprias de preparação para a Primeira Eucaristia, recebendo em tempo oportuno uma catequese sobre o Batismo.


Antes da Primeira Eucaristia será celebrado o Batismo sem o Crisma da criança.

3ª. Batismo após os 16 anos:
Nessa faixa etária, as pessoas que procuram o Batismo serão encaminhadas Iniciação Cristã de Adultos para a que sejam preparadas especificamente para então receberem os três Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma.

 

Para outros detalhes ou para saber como fazer para batizar, entre em contato com a Secretaria.