Pastoral do Batismo
A Pastoral do Batismo é formada por cristãos católicos leigos, em apoio aos trabalhos da Paróquia Nossa Senhora da Candelária e objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando despertar os envolvido no batismo para as atividades cristãs católicas.
“Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28, 19)
Inscrições
As inscrições somente poderão ser feitas pelos responsáveis legais da criança (pai, mãe ou tutor).
Trazer cópias dos seguintes documentos:
-
Cópia da certidão nascimento da criança;
-
Cópia do RG dos pais e do comprovante de endereço;
-
Cópia da certidão de casamento religioso dos pais ou padrinhos. Caso nenhum dos casais sejam casados é necessário que os padrinhos apresentem cópia da certidão de Batismo;
-
Nome completo e telefone dos padrinhos de Batismo e Consagração;
Nota: Caso os pais não sejam casados no religioso apresentar comprovante de casamento no religioso dos padrinhos. Caso os padrinhos não possuam também o comprovante de casamento religioso, devem-se apresentar a certidão do batismo, certidão de crisma e de primeira eucaristia.
Condições para o Batismo
Existem três formas para a recepção do Sacramento do Batismo:
1ª. Batismo de crianças até 6 anos:
Na Pastoral do Batismo são acolhidos diretamente os pais e padrinhos, pois as crianças são batizadas pela fé dos pais. Os pais serão motivados a viverem seu próprio batismo e para a responsabilidade na educação religiosa dos seus filhos.
Dessa forma, a Pastoral organiza encontros de preparação previamente agendados, após as quais emite o comprovante dessa preparação.
Os casos especiais de mães solteiras, pais separados e/ou divorciados são acolhidos com caridade pastoral e encaminhados pela secretária ao Pároco, que após conversar com a mãe ou com o pai, decide, conforme os critérios pastorais e as orientações da Igreja, sobre qual forma será feito o batismo da criança.
2ª. Batismo de crianças de 7 a 15 anos:
Nessa idade a criança já tem condição de ser orientada pessoalmente, por isso, o caminho a ser seguido é a Catequese de Crianças. Esta acompanhará as etapas próprias de preparação para a Primeira Eucaristia, recebendo em tempo oportuno uma catequese sobre o Batismo.
Antes da Primeira Eucaristia será celebrado o Batismo sem o Crisma da criança.
3ª. Batismo após os 16 anos:
Nessa faixa etária, as pessoas que procuram o Batismo serão encaminhadas Iniciação Cristã de Adultos para a que sejam preparadas especificamente para então receberem os três Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma.
Para outros detalhes ou para saber como fazer para batizar, entre em contato com a Secretaria.