Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional como o próprio nome diz tem como objetivo principal “a oração” pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelos seminaristas vocacionados e pelos sacerdotes.  Este é o primeiro e mais importante dever dos membros desta Pastoral.

Histórico da Pastoral Vocacional na Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Há alguns anos pessoas arrecadavam voluntariamente fundos junto as famílias da cidade para ajudar a “Obra das Vocações Sacerdotais”, com a vinda do Padre Luiz Antonio Guedes para a Paróquia Nossa Senhora da Candelária se oficializou a Pastoral Vocacional, isso em 22 de maio de 1982, quando a equipe era coordenada pela Sra. Anunciatta Prado. De lá até hoje cresceu em obrigações, orações e muitas ação, sempre com o estímulo dos sacerdotes que passaram pela Paróquia.

Histórico do Terço (objetivo principal da Pastoral)

O Terço é rezado há muitos anos, começou com a Sra. Isabel Fermozelli  (já falecida), ela foi sempre muito fiel ao compromisso, tanto que, quando não podia ir até a Igreja da Candelária, ela rezava o terço vocacional em sua casa. Após a morte da Sra. Isabel, o compromisso de rezar o terço foi assumido pelo Sr. Tabajara Cordeiro, que também foi muito fiel até a Sra. Neusa Camargo assumir a continuidade do terço. Atualmente o terço vocacional está sob a responsabilidade do grupo de oração Santa Therezinha.

 

Momentos de Oração:

  • Terço Vocacional na Capela do Santíssimo Sacramento, rezado todas terças e sextas feiras, sempre às 16 horas.

 

  • Hora Santa Vocacional: acontece toda 1ª. sexta-feira do mês, sempre às 14 horas, sendo que após essa Hora Santa há celebração ou missa, reconduzindo o Santíssimo Sacramento ao Sacrário.

 

  • Missa Vocacional: essa missa é celebrada toda 4ª. terça-feira de cada mês às 19:30 horas, coroando com oração e celebrações as vocações sacerdotais .

Gesto Concreto

A Pastoral Vocacional também projeta outro objetivo não menos importante, o qual se coloca em um segundo plano que é a assistência ao Seminário da Arquidiocese de Campinas, através do provimento e ajuda financeira buscando proporcionar aos seminaristas ajuda para possíveis necessidades como tratamento dentário, passagens para que os mesmos possam se deslocar nas suas atividades e até visita aos familiares distantes, ajuda na aquisição de computadores que são necessários ao desenvolvimento de seus estudos, compra de óculos, vestuário, roupas de cama e banho, entre outras necessidades.

Houve um tempo em que a pastoral fazia uma contribuição mensal através de um carnê, isso ocorria de seis em seis meses, mas atualmente a pastoral ajuda o seminarista de forma mais direta avaliando objetivamente suas necessidades.

Atualmente para fazer frente a essa ajuda financeira a Pastoral Vocacional promove dois eventos que já se tornaram tradicionais: a Tarde Beneficente e o Café Colonial.

A Tarde Beneficente é um momento onde todas as pastorais e segmentos da Paróquia são convidados à participar da alegria de servir, de forma bem descontraída com bolos, doces, salgados e sempre com alguma descontração nova como sorteios, bingos, entre outras atrações  onde todos podem ser divertir e ao mesmo tempo colaborar.

Já o Café Colonial é uma atração muito bem preparada pelos membros da Pastoral Vocacional, com várias delícias da culinária local a exemplo do que ocorria nas tardes de cafés dos italianos, muito difundido no sul do Brasil.

Existe ainda a Participação voluntária de algumas pessoas, que mesmo não fazendo parte da Pastoral fazem suas doações como gesto concreto pela manutenção da Pastoral.

Venha Participar:

Agora você já sabe os horários dos Terços e das Missas, mas se você quiser participar dos encontros eles acontecem todos os meses na 3ª quarta-feira às 15:30 horas.

Nossa Senhora da Candelária Indaiatuba

Telefone: 19 3875-2108

ns-candelaria@uol.com.br

Rua Padre Vicente Rizzo, 694 - Centro

Indaiatuba, SP, Brasil CEP: 13000-000

Fale Conosco