top of page

São Dimas


São Dimas não é muito conhecido, mas sua demonstração de fé quando na cruz ao lado de Jesus nos ensina que quando reconhecemos nossos pecados somos salvos. Dimas é conhecido como o “bom ladrão”, e aparece no evangelho de Lucas (Lc 23: 39-43), no entanto, é tido como um personagem sem nome nas escrituras.

Vale lembrar que na Paróquia Nossa Senhora da Candelária tem uma Comunidade em formação dedicada ao santo São Dimas, parte da história dessa comunidade esta neste site www.nscandelaria.com.br/comunidades.

História ou Lenda

A história que vamos descrever abaixo não está na Bíblia, foi coletada em escritos dos já conhecidos evangelhos apócrifos, mas vale como legado de ensinamento de fé, não necessariamente uma verdade.

Como já falamos São Dimas foi um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus. A história conta que ele e mais dois ladrões estavam a caminho do Egito quando encontraram a Família Sagrada. Os dois bandidos praticaram o roubo, mas o terceiro não permitiu que os outros fizessem mal aos pais e àquela criança. Foi Dimas quem, mesmo sem saber de quem se tratava, protegeu José, a virgem Maria e o Menino Jesus.

Anos mais tarde, como forma de pagar pelos seus crimes, ele foi condenado a morte, à crucificação. Lá estavam: Jesus, Dimas e mais um ladrão, Gestas. Dimas e Gestas, estando ao lado de Cristo, começaram a zombar do Senhor. Gestas, conhecido como o “mal ladrão” questionava que se Jesus fosse mesmo o salvador, que salvasse ele próprio e os dois bandidos. De repente Dimas, que também caçoava de Jesus, muda de opinião dizendo:

"Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:39-43).

Pelo seu arrependimento pouco antes de morrer, Dimas foi o primeiro a adentrar os céus ao lado de Cristo.

São Dimas é o padroeiro dos presos e das casas penitenciárias. Sua divindade também é invocada para a proteção das casas contra roubos. A Igreja Católica comemora no dia 25 de março o dia do padroeiro, pois essa data é tida como o dia da crucificação do Senhor. Ele também é o protetor dos pecadores, que nos últimos instantes de vida, arrependem-se e clamam pelo perdão.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page