Pastoral Área Catequética

Objetivos da Catequese na Arquidiocese de Campinas:

Desenvolver, em nossas comunidades, um processo de iniciação à vida cristã, de inspiração catecumenal, que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo, no cultivo da amizade com Ele pela oração; leitura e escuta da Palavra; no apreço pela vivência litúrgica; na experiência comunitária; no compromisso apostólico, mediante um permanente serviço ao próximo.


Para atender a objetivos tão importantes da vida Cristã a Paroquia Nossa Senhora da Candelária acolhe, prepara as nossas crianças, jovens, adultos e noivos através das equipes de catequese que estão nas paginas.

 

Batismo

A equipe de preparação para o Sacramento do Batismo é formada por cristãos católicos leigos e leigas, em apoio aos trabalhos da Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para essa celebração sacramental, visando participar dela de forma consciente e frutuosa, assim como renovar seus compromissos batismais.

“Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28, 19)

Inscrições: As inscrições somente poderão ser feitas pelos responsáveis legais da criança (pai, mãe ou tutor), mediante a apresentação de cópias dos seguintes documentos:


● Comprovante de endereço em nome de um dos pais;
● Certidão de nascimento da criança;
● Comprovante de casamento religioso dos pais (se forem casados);
● Documento dos padrinhos (RG).

Nota: Caso os pais não sejam casados no religioso apresentar comprovante de casamento no religioso dos padrinhos.


Existem três formas para a recepção do Sacramento do Batismo:

 

  • 1ª.  Batismo de crianças até 6 anos:

A equipe de preparação para o Sacramento do Batismo acolhe diretamente os pais e padrinhos, pois as crianças são batizadas confiando na fé dos pais. Os pais serão motivados a viverem seu próprio Batismo e a assumirem com responsabilidade a educação religiosa dos seus filhos e afilhados. Dessa forma, a equipe organiza encontros de preparação previamente agendados, após os quais emite o comprovante dessa preparação. Os casos especiais de mães solteiras, pais separados e/ou divorciados são acolhidos com caridade pastoral e encaminhados pela secretaria ao Pároco, que após conversar com a mãe ou com o pai (responsável), decide, conforme os 2 critérios pastorais e as orientações da Igreja, sobre qual forma será feito o batismo da criança.

 

  • 2ª. Batismo de crianças de 7 a 15 anos:

Nessa idade a criança já tem condição de ser orientada pessoalmente, por isso, o caminho a ser seguido é a Catequese de Crianças. Esta acompanhará as etapas próprias de preparação para a Primeira Eucaristia, recebendo em tempo oportuno uma catequese sobre o Batismo. O Batismo será celebrado com a Primeira Eucaristia, demonstrando a unidade entre estes dois sacramentos da
iniciação à vida cristã. 

 

  • 3ª. Batismo após os 16 anos:

Nessa faixa etária, as pessoas que procuram o Batismo serão encaminhadas à Iniciação Cristã de Adultos. Mediante essa catequese os adolescentes e jovens serão preparados especificamente para então receberem os três Sacramentos de iniciação à vida cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. 

 

Para outros detalhes ou para saber como fazer para batizar, entre em contato com a Secretaria paroquial.

Crisma

As inscrições para a Catequese da Crisma são feitas em todo período da quaresma se prolongando até o dia de Pentecostes.


A Crisma ou Confirmação, na prática pastoral da Igreja no Brasil, fica na terceira fase da iniciação cristã, quando a pessoa já tem condições de maturidade para fazer opções conscientes e responsabilizar-se por elas. Por isso, a Crisma é compreendida como o sacramento da maturidade e confirmação do Batismo, pois, é quando se confirma as promessas do Batismo, as quais foram assumidas pelos pais e padrinhos e que agora serão assumidas pelo jovem ou mesmo adulto.


O trabalho com a equipe de preparação da Crisma começa com os jovens aos 14 anos de idade completos, pois as orientações Arquidiocesanas determinamos 15 anos como a idade mínima para a recepção deste sacramento. Além disso, segue-se as orientações do Itinerário Catequético de Iniciação à vida cristã, com um processo de inspiração catecumenal.


Segundo essas orientações, a catequese capacita progressivamente o cristão a entender, celebrar e viver o Evangelho do Reino, integrar-se na comunidade eclesial e a participar de sua missão de anunciar e difundir o Evangelho da alegria e da vida. A Catequese deve conduzir os crismandos e crismandas à Vida Cristã, sendo o processo catequético não apenas uma preparação para o recebimento do Sacramento, mas como forma de incentivar os jovens a serem membros ativos da comunidade de fé. Para tanto, deve-se observar os seguintes aspectos centrais na formação inicial do catequizando:

 

  • Leitura orante da Sagrada Escritura;

  • Educação para a vida de oração (pessoal e litúrgico-comunitária);

  • Inserção na Comunidade de fé;

  • Despertar da consciência missionária.


Respeitando a particularidade de cada um, a catequese busca compreender quais os caminhos estes jovens escolheram caminhar e mostrar que Jesus Cristo é o caminho que devemos percorrer, a Verdade que devemos crer e que é capaz de nos libertar e a Vida que devemos ardentemente desejar, uma vida feliz, com sentido e plena.


A seguir as divisões dos tempos da catequese:

 

Primeira Comunhão

Depois de batizada, a criança deve receber uma catequese em casa na convivência com a família até a idade da discrição, quando a criança já se torna capaz de distinguir as coisas. Isso acontece mais ou menos aos 10 anos de idade e nesta fase, a criança deve ser encaminhada para a catequese formal na comunidade, sendo então preparada para a Primeira Eucaristia.


Processo da Catequese para a Eucaristia


O acolhimento: Se dará com as inscrições durante o mês de JULHO, tendo como pré-requisito a idade mínima de 9 anos até o dia 31 de JULHO do ano da inscrição. Após a inscrição na comunidade para fazer a catequese, a família será convidada a assumir o compromisso de acompanhar e participar da catequese da criança, das celebrações e outras atividades, cujo objetivo é tomar conhecimento do processo catequético, refletir se realmente deseja seguir a Jesus na vida da Comunidade Cristã e ser testemunha de seu amor em meio ao mundo. Antes da idade de 9 anos as crianças poderiam ser acolhidas na caminhada a Infância Missionária, que
pretendemos assumir na Paróquia.


Etapa de preparação: Serão seguidas etapas gradativas, respeitando-se a idade de cada criança, podendo assim atender melhor suas características e interesses próprios da idade.

 

  • Iniciação I: Tem por objetivo observar e admirar as belezas da natureza e ser humano parecido com o Criador, captando os sinais e as marcas de um Deus bom que se revela através de toda a criação.

  • Iniciação II: Pretende levar a criança a observar e refletir sobre as relações entre os seres humanos, a família, a comunidade local e eclesial e o mundo.

  • Pré-Eucaristia:  Propõe-se levar a criança a conhecer e a acolher Jesus de Nazaré em sua vida.

  • Eucaristia: Levar a criança a acolher Jesus nos sacramentos de iniciação, especialmente na Reconciliação (Confissão) e na Eucaristia.

  • Pós-Eucaristia (Perseverança): Levar o catequizando a conhecer e a amar a Bíblia e a perseverar na fé, na esperança e na caridade, para tornar a vida e a caminhada do povo similar à caminhada de Cristo na Galileia. Igualmente poderão continuar seu caminho eucarístico coma Infância Missionária, até que atinjam a idade para a catequese da Crisma.

Existem casos na vida em que por vários motivos a criança não pode passar pelos processos de catequese acima propostos neste caso existe a Catequese de Adultos, que pode ocorrer após os 16 anos onde será observada as orientações da Catequese de Iniciação de
Adultos.

 

Iniciação Cristã para Adultos

As inscrições para a Iniciação Cristã são feitas durante o período da Quaresma, indo até o dia de Pentecostes.


O objetivo da Catequese de Iniciação à vida cristã de Adultos é acolher, acompanhar, preparar e iniciar pessoas adultas no caminho sacramental, no seio da Comunidade Eclesial. Ela se destina às pessoas que não receberam um ou mais sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Crisma (Confirmação) e Eucaristia. Também poderá ser realizada por pessoas que já foram iniciadas pelos três sacramentos, mas que desejam realizar um aprofundamento nos conteúdos de sua fé cristã, tendo em vista seu crescimento espiritual.
 

Entende-se por adulto, alguém que é capaz de discernir, de fazer opções, de assumir responsabilidades e que já não se encontra mais nas faixas etárias estabelecidas para as etapas da catequese infantil. Consideramos adultos aqueles que já completaram 16
anos de idade.


Para os que se encontram na faixa dos 16 a 20 anos deverão participar de grupos específicos e a duração da preparação será de, aproximadamente, um ano e meio. A recepção dos sacramentos deve acontecer como consequência dessa caminhada, como
necessidade do grupo e não como meta final. Para os que tiverem mais de 20 anos procuraremos realizar um acompanhamento
individualizado entre o candidato e um acompanhante escolhido pela Comunidade Eclesial. Os encontros individuais serão realizados próximos a um dos horários das missas dominicais (sábado ou domingo), possibilitando ao iniciante e ao acompanhante
participarem juntos da mesma celebração eucarística, na própria comunidade do iniciante.


Essa catequese tem como objetivo capacitar progressivamente o cristão a entender, celebrar e viver o Evangelho do Reino e, consequentemente, integrar-se na sua Comunidade de fé e participar de sua missão como testemunha e anunciador
desse Evangelho.

A Catequese deve conduzir os iniciantes à Vida Cristã, sendo o processo catequético não apenas uma preparação para o recebimento dos Sacramentos, mas como forma de incentivar as pessoas a serem membros ativos da Comunidade Eclesial (Igreja). Para isso
aconteça deverão observar os seguintes aspectos centrais na formação inicial do catequizando:

 

  • Leitura orante da Sagrada Escritura;

  • Educação para a vida de oração (pessoal e litúrgico-comunitária);

  • Inserção na Comunidade de fé;

  • Despertar da consciência missionária.

Respeitando a particularidade de cada um, a catequese busca compreender quais os caminhos estes jovens escolheram caminhar e mostrar que Jesus Cristo é o caminho que devemos percorrer, a Verdade que devemos crer e que é capaz de nos libertar e a Vida que
devemos ardentemente desejar, uma vida feliz, com sentido e plena.

 
Nossa Senhora da Candelária Indaiatuba

Telefone: 19 3875-2108

WhatsApp: 19 99477-2118

E-mail: candelaria.paroquia@gmail.com

Rua Padre Vicente Rizzo, 694 - Centro

Indaiatuba, SP, Brasil CEP: 13000-000

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

Fale Conosco