August 18, 2019

April 7, 2019

December 6, 2018

October 15, 2018

May 21, 2018

April 13, 2018

Please reload

Posts Recentes

FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA

February 17, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Campanha da Fraternidade - 2019

March 2, 2019

          A Campanha da Fraternidade de 2019 está diretamente antenada com os acontecimentos do Brasil, não pela bipolaridade que envolveu a eleição passada de 2018, mas sim os temas que foram largamente apropriados por candidatos de todo canto do país e em todos os níveis da disputa eleitoral.

 

        O tema da Campanha da Fraternidade deste ano vem falar de “Políticas Públicas”, que ao nosso entendimento está ligada à vida dos brasileiros, acima de tudo dos mais vulneráveis, isso significa refletir sobre um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, que tenha finalidade o bem comum, numa perspectiva dos menos favorecidos da sociedade.

 

        Assim como em todos os anos desde 1964 a Campanha de Fraternidade busca através de um tema ligá-lo a uma diretriz bíblica e neste ano para falar de Políticas Públicas a inspiração é do Profeta Isaias “Serás libertado e pela justiça.” (Is 1,27).

 

        A Campanha tem como objetivo geral buscar a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

 

        Políticas Públicas são ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos possam ter vida digna. São soluções para necessidades e problemas da sociedade, entende-se aqui como ação do Estado que deve buscar e garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade, por meio de ações baseadas no direito e na justiça[1].

 

        Além de ações governamentais, as instituições e os diversos segmentos sociais devem ser envolvidos, utilizando-se de princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em projetos e programas que garantam os direitos e deveres descritos Lei Magna do País, assim como outros meios legais.

 

        Refletir sobre Políticas Públicas, soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade é importante para a maneira como elas atingem a vida das pessoas e também entender sua diferença para o que é Política, que aqui tem o sentido de organização de uma cidade e decisões na busca de um bem comum.

 

        A CF sempre é lançada no início da Quaresma, Quarta-feira de Cinzas, muitos acham que ela se encerra no Domingo de Pascoa. Na verdade o tema de uma Campanha não se encerra na quaresma, na verdade não deveriam se encerrar, por isso algumas vezes se percebe que eles são revitalizados em outros lemas.

 

        A exemplo de Jesus e seus discípulos que passam de aldeia em aldeia fazendo o bem e semeando os sinais do Reino de Deus, possamos nessa caminhada quaresmal, despertar para o cuidado com nossos irmãos através das Políticas Públicas.

 

Fonte de Pesquisa: Manual da Campanha da Fraternidade 2019

 

 

[1] Palavras de Dom Leonardo Steiner, Apresentação da CF 2019

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square