top of page

FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA


A Campanha Fraternidade de 2018 foi lançada pela CNBB na Quarta-Feira de Cinzas (14/2) apresentando o tema “Fraternidade e superação da violência”, considerando que a violência nunca é e será uma resposta justa. A Igreja proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem. A violência é mentira que se opõe a verdade de nossa fé, à verdade de nossa humanidade.

O lema “Vós sois todos irmãos” busca resgatar o sentido da fraternidade dos povos, pois somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Somos seguidores de Jesus. Mulheres e homens que renasceram em Cristo. Dele, recebemos a boa notícia de que somos filhos e filhas de Deus. Somos todos irmãos (Mt23,8).

A Campanha tem o objetivo geral “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”, pois sofremos e estamos estarrecidos com a violência. Não apenas com as mortes que aumentam, mas também por ela perpassar quase todos os âmbitos de nossa sociedade. A ética que norteava as relações sociais está esquecida. Hoje, temos corrupção, morte e agressividade nos gestos e nas palavras. Assim, aumenta a crença em nossa incapacidade de vivermos como irmãos.

Olhando para o texto base da CF 2018, encontramos o termo “Violência Cultural”, onde se observa as condições em razão das quais determinada sociedade reconhece como violência atos ou situações em que determinadas pessoas são agredidas. Criam-se processos que fazem parecer como legítimas certas ações violentas. Elaboram-se discursos para apresentar razões e justificativas como se uma ação violenta fosse devida. Portanto, a violência cultural não é, necessariamente, uma causa da violência direta, mas cria as condições em meio às quais chega a tornar-se difícil, para a sociedade, reconhecer um sistema violento.

A Campanha da Fraternidade deste ano de 2018 vem de encontro ao Ano Nacional do Laicato, o qual trabalha no tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino, e como lema: “ Sal da terra e luz do mundo” (Mt5, 13-14). Uma Igreja que anuncia o Reino de Deus, o Reino da paz e da fraternidade. Os leigos e leigas, iluminados e fortificados pela Palavra e pela Eucaristia, serão luz para superar a violência e sal para temperar a fraternidade.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page