top of page

Ano Nacional do Laicato


O Ano do Laicato teve início no Brasil no dia 26 de novembro do ano passado de 2017, tem como objetivo celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no país, além de aprofundar a sua identidade, vacação, espiritualidade e missão, portanto, os leigos são convidados a testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade brasileira.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

Além da vocação especial de ser humano o dom da vida, temos também outra vocação especial para trabalhar no Reino. Lembrando que na Igreja há a vocação religiosa, sacerdotal, assim a vocação do leigo e promover a igreja em nossas comunidades onde fomos inseridos pelo batismo.

Durante o Ano do Laicato também será comemorado os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). A comemoração terá como eixo central a presença e a atuação dos cristãos como “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade.

Dentro desse contexto, entende-se que a missão do leigo é desenvolver relações saudáveis na sociedade, na política, na economia, na cultura, na educação e na saúde para proteger a dignidade humana. Enfim conhecer Jesus Cristo e segui-lo na fidelidade, na caridade, servindo aos semelhantes e colaborando com o desenvolvimento da sociedade.

Fonte: Publicações e Imagens da CNBB


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page