top of page

Novena de Nossa Senhora Aparecida


Inspirados das comemorações dos 40 anos do restauro da imagem, a Festa da Mãe Aparecida terá o tema ‘Em Jesus, com Maria, restauramos a vida’, de 3 a 12 de outubro as reflexões da Novena e Festa da Padroeira irão motivar a oração pelo povo brasileiro, pedindo a intercessão da Mãe Aparecida para o restauro das vidas em sofrimento e pela recuperação da dignidade de filhos e filhas de Deus.

A novena e Festa da Padroeira também vai enfatizar o Leigo, em consonância como o Ano do Laicato, convocando os devotos para atitudes transformadoras e compromisso com a vida e os ensinamentos de Cristo.

Entre os dias 3 e 12 de outubro o tema geral será desdobrado em subtemas como:

1º - Com Maria e Jesus, obedecemos à vontade do Pai!

2º - Com Maria e Jesus, restauramos o Jardim do Éden!

3º - Com Maria e Jesus, buscamos a libertação!

4º - Com Maria e Jesus, somos servidores do Reino!

5º - Com Maria e Jesus, dialogamos com o mundo!

6º - Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa!

7º - Com Maria e Jesus, fazer-se Comunidade-Sacramento!

8º - Com Maria e Jesus, restaurar a dignidade da vida!

9º - Com Maria e Jesus, restaurar o rosto fiel e samaritano da Igreja!

12 de outubro - Solenidade de Nossa Senhora Aparecida com missa campal a da a ser celebrada na Praça da Matriz em frente a Igreja Nossa Senhora da Candelária.

Em 03 de outubro, primeiro dia da novena se inicia a caminhada, rumo à festa em Louvor a Rainha e Padroeira do Brasil, quando iremos refletir sobre a obediência a Deus: 'Com Maria e Jesus, obedecemos à vontade do Pai'.

Maria e também o seu filho Jesus nos ensina a obedecer, nos ensina a sermos fiéis a vontade do Pai que está no céu. Quando somos obedientes a Ele, Deus ocupa em nós o primeiro lugar e podemos, assim como Maria nos alegrar, pois o Senhor nos auxilia em seu amor e realiza em nós maravilhas!

Sejamos obedientes vontade do Pai e irradiemos a luz de Cristo ao mundo, como Nossa Senhora Aparecida.

Neste segundo dia da novena, vamos rezar: Com Maria e Jesus, restauramos o Jardim do Éden!

Deus em seu infinito amor nos deu um novo jardim do Edén, nascido do coração de Jesus. E no Ano do Laicato, pedimos a Nossa Senhora, que nos ajude a restaurar e cuidar do novo jardim do Éden, que é a nossa Casa Comum e que é também a vida nova em Cristo, que gera a esperança e faz nova todas as coisas.

Devemos ser leigos e leigas comprometidos com Maria e Jesus, pois os dois nos ajudam neste propósito de tornar o jardim do mundo, um pedaço do céu.

No terceiro dia da novena: Com Maria e Jesus, buscamos a libertação! Jesus é o nosso libertador. Maria, mulher livre, forte e discípula de seu Filho, nos ensina e nos envolve na busca da verdadeira liberdade, concedida por Jesus. A liberdade em Cristo, nos firma na busca da união e na certeza da paz.

Que Maria, com suas mãos postas em prece, junto ao seu Filho Redentor, nos liberte de todo tipo de escravidão existente no mundo, nos liberte de todo o mal e nos ajude a restaurar a dignidade humana.

Agora no quarto dia da novena Maria, leiga, discípula e missionária do Pai, dispôs a servir a Deus em primeiro lugar, perseverou com os Apóstolos e na força do Espírito Santo, colaborou com a ação missionária da Igreja.

Maria é servidora do Reino, pois reza, ajuda, intercede nas necessidades daqueles que a invocam nas horas difíceis.

Com Maria e Jesus, também nós devemos ser servidores do Reino, socorrendo os irmãos, rogando pelos que sofrem, sendo sal da terra e luz do mundo.

Quinto dia da novena vamos refletir: Com Maria e Jesus, dialogamos com o mundo! Maria, quando disse Sim a Deus na presença do anjo, abriu o diálogo entre o céu terra. Lembramos aqui o diálogo de Maria com sua prima Isabel, o diálogo de Maria com Jesus nas Bodas de Caná. O diálogo acolhedor promove o amor.

Como Maria, na graça de seu Filho Jesus e na força do Espírito Divino, aprendamos a dialogar, para sanar os conflitos presente na família, na Igreja, na sociedade e entre as nações. Pois com o Evangelho do amor, com diálogo e respeito, viveremos como irmãos e surgirá um mundo novo.

Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa! A Igreja nasceu do coração de Nosso Senhor Jesus Cristo e como comunidade cristã somos chamados a participar e assumir o serviço tanto na Igreja como também na sociedade. Na sociedade civil é indispensável a participação dos cristãos leigos nas diversas organizações sociais e políticas de forma à promover a cidadania e os direitos.

Como discípulos e missionários somos chamados para contribuir na edificação da comunidade e da Igreja que é o corpo de Cristo. É com Maria que iremos aprender a amar e servir a Igreja de Jesus.

No sétimo dia da novena o tema será: Com Maria e Jesus, fazer-se Comunidade-Sacramento! Os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus na vida do cristão e da Igreja. E é pela Igreja, a fiel administradora dos Sacramentos, que se manifesta e continua a salvação que Deus realizou em Cristo, por cada um de nós.

Com Maria e Jesus, e como nos exorta o Papa Francisco, queremos ser uma Igreja-sacramental, fiel, samaritana e servidora, que vai ao encontro dos que vivem nas “periferias existenciais”, onde há sofrimento, solidão e degrado humano.

No 8º dia da novena da Padroeira do Brasil, pedindo hoje pela restauração da dignidade. Nossa maior dignidade se traduz em sermos chamados filhos de Deus!

Em Jesus Cristo o homem recupera a dignidade perdida pelo pecado. Ele deu a própria vida por nós!

Ao logo da história, muitos homens e mulheres, leigos e leigas, impulsionados por Jesus, também lutaram pela dignidade, pela vida e pela paz no mundo.

Com Maria, rezemos e trabalhemos irmãos e irmãs, na construção de um mundo solidário, que restaure a dignidade dos que estão no chão da vida, pela maldade dos poderosos! Que Jesus e Maria nos ajude neste propósito.

Neste último dia da novena, vamos rezar pela Igreja. Estamos vivendo o Ano do Laicato, e o tema de hoje nos conduz a refletir sobre o nosso discipulado e sobre a nossa missão como comunidade dos continuadores da Redenção de Cristo no mundo.

Maria, a leiga por excelência, santa e escolhida do Pai, nos desperta e nos ajuda a ser Igreja samaritana, servidora dos humildes, viva e restauradora, capaz de transformar a realidade que nos cerca.

Restaurai ó Jesus, ó Mãe Aparecida, em nosso coração o sentido de pertença à Igreja e nos dê coragem e ousadia no serviço e testemunho aos irmãos.

Fonte: http://www.a12.com/santuario/festa-da-padroeira - Texto Padre Reinaldo Beijamim


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page