top of page

Campanha da Fraternidade - 2019


A Campanha da Fraternidade de 2019 está diretamente antenada com os acontecimentos do Brasil, não pela bipolaridade que envolveu a eleição passada de 2018, mas sim os temas que foram largamente apropriados por candidatos de todo canto do país e em todos os níveis da disputa eleitoral.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano vem falar de “Políticas Públicas”, que ao nosso entendimento está ligada à vida dos brasileiros, acima de tudo dos mais vulneráveis, isso significa refletir sobre um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, que tenha finalidade o bem comum, numa perspectiva dos menos favorecidos da sociedade.

Assim como em todos os anos desde 1964 a Campanha de Fraternidade busca através de um tema ligá-lo a uma diretriz bíblica e neste ano para falar de Políticas Públicas a inspiração é do Profeta Isaias “Serás libertado e pela justiça.” (Is 1,27).

A Campanha tem como objetivo geral buscar a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Políticas Públicas são ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos possam ter vida digna. São soluções para necessidades e problemas da sociedade, entende-se aqui como ação do Estado que deve buscar e garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade, por meio de ações baseadas no direito e na justiça[1].

Além de ações governamentais, as instituições e os diversos segmentos sociais devem ser envolvidos, utilizando-se de princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em projetos e programas que garantam os direitos e deveres descritos Lei Magna do País, assim como outros meios legais.

Refletir sobre Políticas Públicas, soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade é importante para a maneira como elas atingem a vida das pessoas e também entender sua diferença para o que é Política, que aqui tem o sentido de organização de uma cidade e decisões na busca de um bem comum.

A CF sempre é lançada no início da Quaresma, Quarta-feira de Cinzas, muitos acham que ela se encerra no Domingo de Pascoa. Na verdade o tema de uma Campanha não se encerra na quaresma, na verdade não deveriam se encerrar, por isso algumas vezes se percebe que eles são revitalizados em outros lemas.

A exemplo de Jesus e seus discípulos que passam de aldeia em aldeia fazendo o bem e semeando os sinais do Reino de Deus, possamos nessa caminhada quaresmal, despertar para o cuidado com nossos irmãos através das Políticas Públicas.

Fonte de Pesquisa: Manual da Campanha da Fraternidade 2019

[1] Palavras de Dom Leonardo Steiner, Apresentação da CF 2019


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page