top of page

Pentecostes


A festa de Pentecostes encerra o período pascal, que foi o grande dom de Jesus Cristo ressuscitado que subiu ao céu e assumiu o Seu lugar na glória de Deus; e Jesus glorificado à direta do Pai derramou o Espírito Santo sobre a Igreja.

A comemoração de pentecostes já existia nos tempos antigos, era uma das festas judaica celebrada por volta de sete semanas após a páscoa judaica, os judeus ofereciam e comiam do pão feito com o trigo da nova colheita. Esta festa também era chamada da “Festa das Semanas”. Alguns ambientes judaicos comemoravam a promulgação dos Dez Mandamentos entregues a Moisés sobre o monte Sinai.

Após a ressurreição de Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo em Jerusalém no dia de Pentecostes conforme narra Sã Lucas.

“De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 2-4).

ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Esta é uma das mais famosas e reverenciadas orações do Divino Espírito Santo:

“Vinde, Espírito Santo!

Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.

Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.

E renovareis a face da Terra.

Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.

Por Cristo, Senhor Nosso.

Amém.”


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page